Quem trilha os caminhos do empreendedorismo não pode deixar de lado a elaboração de um plano de negócios. Para evitar riscos futuros e planejar de forma correta os próximos passos da sua empresa, ter esse documento é essencial.
Mas, afinal: o que é um plano de negócios?
É um documento com informações sobre os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, reduzindo riscos e também incertezas.
Por que sua empresa precisa de um plano de negócios?
A partir dele será possível analisar a viabilidade da sua ideia e detalhar informações sobre os produtos ou serviços que você busca oferecer, potenciais clientes, concorrentes, fornecedores e pontos positivos e negativos do seu negócio.
Além disso, ele possibilita:
- Orientações antes de abrir uma nova empresa
- Orientações para empresas já existentes que buscam expandir
- Maior entendimento da empresa não somente por parte dos sócios, mas também por parte dos colaboradores
- Captar recursos (financeiros, humanos ou parcerias)
Como fazer um plano de negócios?
Essa deve ser a pergunta que deve estar na sua mente neste exato momento, não é mesmo? Agora que você compreendeu o que é um plano de negócios e por qual motivo sua empresa precisa ter um, é hora de “arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.”
A seguir você encontrará os 7 passos para começar essa jornada. Lembre-se de documentar as respostas de cada etapa em uma planilha ao longo do processo, para que os dados fiquem à sua disposição de forma prática.
01. Definição do negócio e dos seus diferenciais competitivos
Aqui você precisará definir seu ramo de atividade, local de atuação, seus produtos e/ou serviços e listar como eles se diferenciam dos demais, quais características eles têm que possam atrair os consumidores e fidelizá-los.
02. Análise de mercado
Como está a concorrência para o seu tipo de negócio? Será que existem clientes para o produto ou serviço que você busca oferecer? Como você quer posicionar o seu produto no mercado? Perguntas como essas serão o norte para esta etapa.
03. Plano de Marketing
Os 4P’s (Produto/Serviços, Preço, Praça e Promoção) do Marketing devem ser definidos aqui. É importante lembrar que o preço definido para o produto ou serviço vai direcionar ações ligadas principalmente à promoção, ou forma como você comunica sobre ele ao público-alvo.
04. Plano Operacional
Hora de listar como as coisas devem funcionar para que o negócio aconteça! Nesta etapa será preciso informar sobre a localização da empresa e sua estrutura física. Deve-se fazer uma estimativa sobre capacidade produtiva, número de funcionários e de atendimento a serem realizados por mês.
05. Plano Financeiro
Insira neste tópico as estimativas referentes a: custos iniciais, despesas e receitas, além de capital de giro, fluxo de caixa e também de lucros.
Se esse ainda é um ponto de dúvida para você, não deixe de conferir nosso artigo sobre 6 estratégias para organizar o planejamento financeiro da sua empresa.
06. Análise de Cenários e Análise Estratégica
A análise de cenários vai ajudar você a se precaver e prever situações que possam interferir diretamente na sua empresa. Depois desse levantamento é interessante pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para mudar o cenário.
07. Avaliação do Plano de Negócio
Aqui você deve revisar cada detalhe antes de bater o martelo e começar a colocar o plano de negócios em prática.
Lembre-se que essa ferramenta precisa ser revisada de forma periódica para eventuais atualizações sobre sua empresa.
FONTE: SEBRAE